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sábado, 9 de janeiro de 2010

Na escola, a disseminação do conhecimento

Por Cecília Araújo

O acesso à banda larga pelas classes menos favorecidas é fator determinante para a disseminação e produção de conhecimento. Aos poucos, locais do país que até pouco tempo apenas consumiam informações passam a também compartilhar as suas produções no campo da pesquisa, por exemplo. Assim, interagem com os maiores produtores de informação dos grandes centros urbanos.
Exemplo disso é a formação totalmente virtual - por ensino a distância - de professores que têm apenas o ensino básico completo, como conta o professor da Faculdade de Educação da UNB Lúcio Teles, que participa de programas de educação a distância no Acre. Teles confirma que a formação é possível mesmo com a internet discada, mas "com a ausência de banda larga há limitações, pois impossibilita, por exemplo, aulas via videoconferência".
Segundo Teles, a internet já é fundamental também nas aulas presenciais. "Resultados de pesquisas e artigos podem demorar até três anos para serem publicados, mas é possível encontrá-los facilmente pela rede. O acesso ao conhecimento atualizado depende da internet, e a classe C vai se beneficiar disso."
O coordenador de projetos do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) e da Fundação Getulio Vargas (FGV) questiona o uso que as pessoas farão da banda larga. "O potencial de multiplicação de conhecimento é indiscutível. Mas o uso deve ser focado para promover ganhos no processo educacional."
Ricardo Lopes Sanchez, presidente da Associação Brasileira de Pequenos Provedores da Internet e Telecomunicações (Abrappit), acredita que também é importante que as pessoas tenham treinamento adequado para usar a rede. "Não é suficiente dar computador e acesso às pessoas. A liberação da banda larga é apenas o primeiro passo para melhorar a educação."

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