Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de março de 2010

Primeira escola gay do país inaugura sua sede


Situada em Campinas, Escola Jovem LGBT terá aulas para 54 alunos em quatro cursos

A drag Lohren Beauty, de rosa, é uma das idealizadoras do projeto Escola Jovem LGBTPrimeiro colégio brasileiro inteiramente dedicado à cultura gay, a Escola Jovem LGBT, situada em Campinas (interior do Estado), inaugura neste sábado (13) a sua sede.




O evento começa às 8h, no bairro Jardim Nova Europa. Todos os equipamentos e salas de aula já estão prontos, e os professores já começam o dia ensinando os alunos - os cursos são livres e gratuitos.
A primeira turma, de dança, terá aulas das 9h até o meio-dia. Foram aprovados 11 estudantes, sete de Campinas. Todos os outros são do Estado de São Paulo.
No mesmo sábado acontece a aula de Web TV, das 13h às 16h. O curso teve 16 candidatos aprovados. A turma de fanzine, por fim, fecha a inauguração do colégio, com classes a partir das 17h.

São oferecidos quatro cursos - além dos três já mencionados, há uma turma de Canto e Coral, com 17 alunos escolhidos. No total, 54 jovens entre 13 e 29 anos vão estudar no colégio.
Todos terão acompanhamento de uma fonoaudióloga. Os estudantes gravarão um álbum no final do curso, que será divulgado em 2011.
As aulas serão dadas uma vez por semana - às terças, quartas, quintas ou sábados, dependendo do curso. Cada turma dura dez meses, de março até dezembro.
Gays e heteros
A escola é aberta tanto para gays quanto para heteros. Ela é fruto de um contrato entre o Ministério da Cultura, o governo do Estado de São Paulo e uma ONG de apoio à diversidade sexual - o
Grupo E-Jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados.

Primeira escola gay do país abre inscrições para lista de espera
Veja os aprovados em primeira chamada na instituição, situada em Campinas


A drag Lohren Beauty, de rosa, é uma das idealizadoras do projeto Escola Jovem LGBT A Escola Jovem LGBT, primeira dedicada à cultura gay do país, abriu inscrições para lista de espera nesta quarta-feira (3).
Situado em Campinas (interior de SP), o colégio oferece três cursos livres: dança, fanzine e web TV.
Os candidatos devem preencher uma
ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail da escola, informando no assunto da mensagem o nome do curso desejado.
A relação de espera será formada por ordem de chegada. Não há taxa nesta etapa.
As aulas são gratuitas e começam em 6 de março - inicialmente, elas estavam previstas para iniciar no dia 2 do mesmo mês. O prazo de inscrições da lista de espera acaba no mesmo dia.
Uma vez por semana, os alunos irão às aulas - às terças, quartas, quintas ou sábados. Os cursos duram dez meses, de março até dezembro.

A procura foi alta na primeira chamada, diz Ribeiro:
- Tivemos 120 inscritos concorrendo às 60 vagas abertas. Temos candidatos da Bahia, Paraná e até do Amazonas.
Novo curso
Além da lista de espera, a instituição oferece um novo curso, de Canto e Coral. Candidatos podem se inscrever da mesma maneira que para a lista de espera - preenchendo
um cadastro e enviando por e-mail.
As aulas do novo curso, que vai ter 20 vagas, terão acompanhamento de uma fonoaudióloga. Os alunos gravarão um álbum no final do curso, que será divulgado em 2011.
Presidente do E-Jovem e um dos diretores da escola, Chesller Moreira - conhecido também como a drag queen Lohren Beauty - diz que algumas das atividades, por exemplo, vão trabalhar com ícones gays da história.
- É importante conhecer pessoas que fizeram a diferença, para aprender o respeito. Ninguém é obrigado a conviver com elas. Mas todo mundo precisa respeitá-las.
Parceria
O colégio é fruto de um contrato entre o Ministério da Cultura, o governo do Estado de São Paulo e uma ONG de apoio à diversidade sexual - o

Grupo E-Jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados.
O projeto vai receber R$ 60 mil neste ano para suas atividades. Em três anos, prazo que dura o contrato, serão investidos R$ 180 mil.
A escola será um Ponto de Cultura e terá mais atividades, além dos cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários pertinentes, educados e respeitosos são sempre muito bem vindos!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.